NOSSAS
NOTÍCIAS

27.09.2018

ROBOPAC lança “Fábrica Inteligente”

Nasce em San Marino a primeira "Fabrica Inteligente" (Smart Factory 5G): TIM San Marino e ROBOPAC assinam um acordo de colaboração para o desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito produtivo usando as redes de quinta geração.

Sob o acordo "San Marino 5G" na sede da Tim San Marino, na presença dos secretários de Estado Andrea Zafferani e Marco Podeschi, foi firmada uma importante parceria tecnológica entre a empresa administrada pela  Eng. Cesare Pisani e Robopac, representados pelo Eng. Enrico Aureli.

A parceria foi estabelecida com o objetivo de analisar e avaliar o potencial das redes 5G através da identificação de "casos de uso" relacionados ao desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras para a Indústria 4.0, o que será possibilitado pelo alto desempenho em termos de capacidade e baixa latência de redes móveis de quinta geração.

Através da contribuição e liderança do Grupo TIM no campo de redese telecomunicações, e da competência da ROBOPAC, líder no setor de embalagem, você perceberá os primeiros serviços do que será a "fábrica do futuro” caracterizado pela digitalização de processos habilitados por redes 5G e todos os seus componentes” Graças ao projeto San Marino 5G", assinado pela TIM e pelo Governo de San Marino em julho de 2017, a República de San Marino será um local ideal para experimentar os serviços e aplicações das redes do futuro. Contrato de colaboração assinado.

A "Fábrica Inteligente" será um dos principais volantes do 5G, as tecnologias móveis de quinta geração asseguram níveis ideais de serviço e desempenho para o desenvolvimento de robótica, de máquinas de acionamento autônomo aplicadas no setor de logística e manuseio de mercadorias. A disponibilidade de sensores avançados e o desenvolvimento de plataformas de IoT (Internet of Things, em português Internet das Coisas), juntamente com soluções baseadas em nuvem e análise de big data, garantirão maior eficiência nos processos de produção, criando assim uma vantagem competitiva para as empresas.

É somente através da comunicação em tempo real entre pessoas, robôs, processos de produção e sistemas que é possível maximizar as atividades e tornar a atividade industrial mais eficiente e lucrativa. A fábrica do futuro torna-se "inteligente" e será composta de ilhas de produção flexíveis, com estações de trabalho robóticas verdadeiramente padronizadas.

"Há vários anos estamos falando da Indústria 4.0", afirma Cesare Pisani, diretor administrativo da TIM San Marino. "Com a introdução das redes móveis de quinta geração, esta nova revolução industrial se tornará ainda mais complexa, transformando as atividades de produção de forma radical. Nosso objetivo é orientar as empresas nesse processo de transformação demonstrando como as plantas industriais e digitais podem alavanca no potencial de 5G.

O CEO da ROBOPAC, Enrico Aureli, enfatiza a oportunidade que as empresas locais têm de explorar o Projeto 5G de San Marino para antecipar as atividades e processos da "fábrica do futuro". "A oportunidade de experimentar essas novas tecnologias é uma oportunidade única para o ROBOPAC. Graças à TIM, vamos otimizar o processo de produção identificando as novas fronteiras que podem ser alcançadas com a tecnologia 5G. O uso contemporâneo de sensores sofisticados e redes de comunicação em alta capacidade, como 4G e 5G, e transferência de dados para sistemas em nuvem para monitoramento constante representarão um novo ecossistema no qual analisaremos toda a cadeia de produção e, graças a essa colaboração, poderemos avaliar tudo isso em uma prévia ".

A plena satisfação pelo acordo foi expressa pelos Secretários de Estado On.li, Andrea Zafferani e Marco Podeschi, que intervieram durante o evento. "Este é o primeiro acordo operacional com uma empresa privada que é assinado no âmbito do Projeto San Marino 5G", diz Andrea Zafferani  Secretário de Estado da Indústria e Telecomunicações "Esperamos que a colaboração começou com a TIM em 5G pode levar a uma melhoria competitiva para as nossas empresas e hoje estamos dando o primeiro passo para o desenvolvimento de uma nova economia para o nosso país ".

"A inovação tecnológica está no centro do nosso modelo de desenvolvimento", continua o secretário de Estado para a Cultura e Inovação Marco Podeschi "uma realidade como São Marino deve ser capaz de aproveitar as oportunidades da nova economia digital e ser líder neste processo de mudança de San Marino 5G é uma oportunidade única para o país e não podemos deixar de expressar enorme satisfação com o acordo assinado hoje entre duas empresas líderes de San Marino ".

ROBOPAC, fundada em 1982, é líder mundial em tecnologia de embalagem de filme extensível, com uma produção de mais de 10.000 máquinas / ano que, sendo  90% da produção exportada para os principais mercados internacionais. São cinco tecnologias desenvolvidas pela empresa: robôs, mesas e braços giratórios para estabilização de cargas paletizadas por filme stretch (core business), máquinas horizontais de estiramento para produtos de forma alongada e máquinas para aplicação de filme retrátil.

Matéria publica em San Marino, datada de 21/09/2018

http://www.sanmarinofixing.com/smfixing/san-marino/27802-nasce-la-prima-smart-factory-5g-accordo-tra-tim-san-marino-e-robopac-.html

Segmentos de mercado