NOSSAS
NOTÍCIAS

15.01.2019

A importância do Teste de Validação da Máquina (FAT)

Na ROBOPAC Brasil, adotamos como premissa básica a realização de Testes de Validação dos Equipamentos, denominados FactoringAcceptanceTest (FAT), independente do projeto ou do tipo de máquina. O FAT é a realização de testes finais no equipamento, a fim de validar a funcionalidade e performance de operação, conforme as especificações do projeto e de acordo com protocolos específicos de cada equipamento. O objetivo é prever a operação correta dos sistemas e possíveis falhas antes da liberação da máquina para embarque.

Antes do início do FAT, o sistema é construído, configurado, programado e testado de acordo com os requisitos específicos. Cada etapa é acompanhada pelo Gestor do Projeto. Porém, para que seja possível realizar os Testes de Validação é necessário que o cliente cumpra com suas obrigações quanto ao envio de insumos, tais como: frascos, tampas, caixas, fita adesiva, produto a ser envasado, filme stretch, pallets...etc.

Desta forma os equipamentos são testados simulando as condições reais de trabalho antes de sua entrega para o cliente. A aplicação deste sistema atesta que o projeto e fabricação dos equipamentos atendem às especificações de contrato ou Ordem de Compra (escopo do projeto).
Como procedimento interno, ocorrem duas validações antes da realização do FAT, um realizado pela equipe de Collaudatores (denominado Check) e outro pela equipe de Assistência Técnica (denominado Double Check). Ambos avaliam a funcionalidade, aspectos visuais, produtividade do equipamento, bem como a segurança operacional. Após este procedimento, outra validação ocorre pela equipe de Qualidade, os quais atestam e liberam o equipamento, analisando aspectos visuais, documentações, embalagem e carregamento.

Apesar de os Testes do FAT poderem comprovar que a funcionalidade está de acordo com as especificações, um teste de FAT não pode garantir que um equipamento operará em plena performance na planta do cliente (devido a variações de temperatura, abastecimento de insumos, entre outros) pois estas condições não são possíveis simular previamente. A fim de minimizar as diferenças de resultados entre o FAT e a operação real, é importante que os testes sejam o mais semelhante possível com as condições em que os equipamentos irão operar na indústria.

Como mencionado anteriormente, este procedimento pode ser acompanhado pelo cliente, o qual também atestará se os equipamentosestão de acordo com o definido em contrato. Esta opção deverá ser contratada, uma vez que o cliente será acompanhado pelo Gestor do Projeto em tempo integral nas dependências da ROBOPAC Brasil. O resultado do processo de FAT é registrado em um documento assinado pelo cliente e pela ROBOPAC Brasil. Em caso de ações geradas pelo procedimento, as mesmas são direcionadas aos responsáveis e finalizadas conforme datas acordadas entre as partes.

Se você está se perguntando o que exatamente é o FAT e por que deve investir neste procedimento, nós temos algumas respostas:

Na ROBOPAC Brasil existe um procedimento padrão para validação dos equipamentos, há uma lista de verificações e conformidades definidas para validação durante o FAT, que consiste em uma variedade de pontos de inspeção, testes de operação, funcionalidade, requisitos de segurança, entre outros.

Os testes de validação dos equipamentos não são apenas para o comprador e para os usuários finais, mas também para o fabricante. Ambas as partes podem ter certeza de que o equipamento atende aos requisitos contratuais e quaisquer riscos podem ser resolvidos antes de chegar ao destino final.

Além disso, os FATs ajudam a determinar quem é responsável pelos riscos identificados. É uma importante ferramenta de qualidade e se aplicada corretamente tem um impacto econômico positivo, ao encontrar a tempo respostas para possíveis intervenções a fim de evitar retrabalhos dispendiosos.

Texto desenvolvido pelo Engº Diego Becker, Engenharia de Aplicações e Gestor de Projetos.

Segmentos de mercado