NOSSAS
NOTÍCIAS

08.03.2019

3 dicas para ampliar a vida útil do seu equipamento

Já tratamos anteriormente em nosso site sobre algumas ações para minimizar o tempo de inatividade e sobre a limpeza adequada no equipamento. Agora sugerimos algumas ações que podem ser realizadas internamente afim de prorrogar a vida útil das máquinas. Confira abaixo:

1.  A importância da manutenção preditiva e a lubrificação

A manutenção preditiva é o processo mais seguro para quem deseja ter sob controle a manutenção de equipamentos. Isso porque ela opera antecipadamente, conhecendo a vida útil e os hábitos de consumo de cada máquina. Consequentemente, obtém-se um calendário preciso e atualizado a respeito da necessidade de ajustes, reparos ou substituições de peças, o que torna os processos do seu negócio mais ágil e imune a imprevistos.

No que diz respeito à lubrificação, consta no Manual do Equipamento instruções da periodicidade e de como realizar a substituição. Ambas as ações podem ser cruciais para prorrogar a vida útil do equipamento, minimizando riscos de paradas e aprimorando a eficácia do equipamento.  Isso porque a análise preditiva pode ajudar a estimar as propriedades do lubrificante utilizado, como a viscosidade ou densidade, ajudando na prevenção de falhas futuras.

 

2.  Limpeza adequada do equipamento

Normalmente a falta de boas práticas de manutenção e higienização podem comprometer a durabilidade dos equipamentos e de seus componentes, ocasionando custos muitas vezes incalculáveis, que envolvem reposição de peças, reparos e gastos com mão-de-obra, energia e manutenção, sem considerar os custos indiretos que estão relacionados à inatividade do equipamento, ocasionando diminuição da produção, eficiência e qualidade produtiva, muitas vezes sendo necessária a substituição do equipamento (quando considerado o envase de produtos contendo cloro ativo).

 

3.  Capacitação constante da equipe

Manter a equipe de operadores capacitada constantemente minimiza paradas inesperadas e pode prorrogar a vida útil do equipamento, pois estes são treinados no momento da instalação da máquina, mas precisam constantemente ser atualizados. Criar o hábito e a cultura de verificar os parâmetros e mensagens da IHM podem reduzir reparos e antecipar-se a riscos. A interação homem máquina é primordial para manter a produtividade da linha.

Segmentos de mercado